Projeto de palestras para pais

Tema proposto:

1) “Os seus, os meus, os nossos filhos – uma oportunidade de afeto para recomeçar”

Duração: 02 horas

Público-alvo: Pais

Tema 1) “Os seus, os meus, os nossos filhos – uma oportunidade de afeto para recomeçar”

O MUNDO GLOBALIZADO tem apresentado evoluções magníficas mas, em contrapartida, traz questões cruciais sobre qual o verdadeiro papel dos pais nesse novo contexto. É preciso que cada família desafie a sua própria forma de pensar e agir assertivamente na educação dos filhos. Homem & Mulher: dueto ou duelo e as singularidades de nossos filhos. Uma família, enfim, pode ser um conjunto harmonioso.

Marido e mulher têm algumas preocupações em comum quando se trata da família e da criação dos filhos:

● Preocupação com contas: a formação dos nossos filhos passa por nove meses no útero, dois anos no colo e uma vida inteira de convivência.

● Preocupação com a continuidade: como preparar nossas crianças e adolescentes para caminhar ao nosso lado, interagir com a sociedade e ser felizes?

● Preocupação com a falta: o desafio dos pais é educar de forma que, mesmo quando não estiverem mais presentes, seu exemplo e sua história de vida continuem guiando os passos de seus filhos.

● Preocupação com tudo é claro que outras preocupações existirão, mas vamos com calma!

Não existem respostas exatas para todas as questões de relacionamento entre homem e mulher e entre pais e filhos, e isso faz parte do charme da vida. A palestra visa a ajudar os pais a trabalhar essas diferenças para alcançar relacionamentos familiares bem-sucedidos, deixando para seus filhos um sólido exemplo de felicidade.

OBJETIVO: O objetivo da palestra nasceu para ajudar pais e educadores, dentro do contexto educacional, a gerenciar algumas situações que vêm hoje interferindo diretamente no aproveitamento do seu filho (Aluno) dentro de uma sala de aula. Nunca se observou na história uma geração de alunos tão sem pais como esta geração.

É abordar os conflitos naturais do relacionamento entre homens e mulheres e as dúvidas em relação à formação dos filhos. O homem e a mulher têm a dualidade como padrão, e o duelo entre gêneros é inevitável. As diferenças, na medida certa, podem engrandecer a relação. Se o casal entender isso e tirar o melhor proveito, pode encontrar um excelente caminho para uma relação construtiva, que promova também a felicidade de seus filhos.

É importante que, em vez de nos decepcionarmos com os nossos filhos, nos questionemos a respeito da nossa forma de amar, sobre as estruturas das relações amorosas e sobre os objetivos que se têm quando se vive com alguém. A parceria Escola e Família está sendo cada vez mais necessária e valorizada. Utilizamos recursos que transforma nosso dia-a-dia em instrumento eficaz tanto para a construção de vínculos cooperativos, quanto para maior aproximação com as famílias. Tenho ainda o objetivo de ajudar os pais a acreditar profundamente em coisas simples, como amar, conversar, acariciar e, principalmente, acreditar em si próprios. Chega de pessimismo!!! Amar seu filho pode ser diferente e pode dar certo!

Capacitar as lideranças educacionais com ferramentas de gestão de pessoas com eficácia, para analisar conflitos – as causas, os efeitos e apresentar as soluções. Aprender e ensinar são hoje funções paralelas de todo profissional, principalmente aquele que exerce alguma atividade de liderança dentro de uma empresa.

Visa a mostrar que o ato de educar não pode e não deve ser visto como uma obrigação, mas como um prazer. Não simplesmente uma profissão, mas uma “profissão de fé” para professores, educadores, pedagogos e todos aqueles que orbitem pelo mundo e pela mente dos alunos. O professor, sem dúvida, deve ser o mestre, ser o apoio de todo o estudante, mas em uma sala de aula sempre deparamos com problemas que nos fazem até pensar em abandonar tudo. Ver esse cenário como um desafio é o objetivo desta palestra. Tornar cada participante um verdadeiro mestre é a grande meta. Esta palestra toca em diferentes pontos que interferem na felicidade de se ensinar. Toca, discute e busca caminhos. Afinal, é cada pessoa que deve encontrar seu caminho e buscar sua razão de ser feliz. É cada um que deve saber divisar entre o sonho, o desafio e a realidade de se educar.

PÚBLICO-ALVO

Educadores, professores, orientadores pedagógicos, diretores de escolas, psicólogos e pedagogos, profissionais ligados à educação.

PONTOS PRINCIPAIS A SEREM ABORDADOS

Continuidade na formação continuada dos professores e pais

Interatividade: como trazer o aluno para seu lado

Comprometimento ao professore do acompanhamento dos pais nas atividades educacionais de seus filhos

Questionamento harmônico, educativo, do Pai do aluno, quanto à estratégia pedagógica da unidade escolar

Problemas em sala de aula: uma solução conjunta

Descontração e dificuldades de comunicação

Quem controla a sala de aula

Cidadania e violência: como fazer da inclusão social a solução para problemas na comunidade?

A nova sociedade e os novos desafios para os educadores

Velhos paradigmas ajudam ou atrapalham?

MÓDULO I – DESENVOLVENDO OS CONHECIMENTOS

● Comunicação eficaz;

● Concentração – Canais de comunicação;

● Sedução (amorosidade);

● Conflito (indisciplina);

● Moral e ética (inter-relação);

● Motivação.

METODOLOGIA

A palestra é interativa e participativa. Os temas são apresentados de maneira dinâmica. Procura-se, por meio da chamada Ginástica Cerebral, envolver o grupo nos temas e proposições apresentados.


Jairo de Paula – É Professor, escritor e conferencista internacional. Mestrado em educação, Pós-Graduado em marketing empresarial, Graduado em Economia. Especialista em artes cênicas e musicoterapia. Membro da Academia Brasileira Maçônica de LETRAS – Cadeira 33; autor de 14 livros entre eles o best-seller “Uma Marca Chamada VOCÊ”.

Além de escritor, Jairo de Paula tem uma intensa atividade como palestrante nas áreas empresarial, educacional e familiar. Apontado pelo meio empresarial e educacional como um dos melhores palestrantes do Brasil que brilham no palco. Proferiu mais de 2.500 palestras, para um público estimado a 1,2 milhão de pessoas, e apresenta em suas palestras uma série de informações práticas sobre o fascinante e desejado mundo da felicidade e sucesso em seus relacionamentos pessoais e profissionais. É, também, Pesquisador em Gestão do Capital Intelectual. Fundamentalmente é Feliz!!!

AR Consultoria e Eventos Ltda.
Matriz: (35) 3435-4607
Móvel: (35) 9125-4027
Filial: (11) 3323-3289
alinerezende@eventosar.com

(c) Copyright 2010 - Todos os direitos reservados | Idea Publicidade